Caros aventureiros,
Leiam a notícia do sítio eletrônico do UOL, intitulada COMUNIDADE ALEMÃ DECIDE TER UMA VIDA SEM AUTOMÓVEIS E VIRA REFERÊNCIA, publicada hoje.
Na verdade a informação é do sítio eletrônico do Jornal The New York Times
Vale a pena lê a reportagem, pois destas ações, podemos planejar um futuro melhor.
Veja alguns trechos tirados do próprio sítio eletrônico do UOL:
"Estacionamentos de rua, driveways (pequena estrada que vai geralmente da entrada da garagem até a rua) e garagens são, em geral, proibidas neste novo distrito experimental na periferia de Freiburg, perto da fronteira com a Suíça."
"Mulher caminha com sua criança por rua exclusiva para trânsito de pessoas e bicicletas em Vauban"
"Nas ruas de Vauban os carros estão totalmente ausentes - com exceção da rua principal, por onde passa o bonde para o centro de Freiburg, e de umas poucas ruas na zona limítrofe da comunidade. A propriedade de automóveis é permitida, mas só há dois locais para estacionamento - grandes garagens localizadas no limite da comunidade, onde os proprietários compram uma vaga, por US$ 40 mil, juntamente com uma casa."
"Como resultado, 70% das famílias de Vauban não têm automóveis, e 57% venderam o carro para se mudarem para cá."
Interessante é o depoimento de um dos moradores de VAUBAN:
"Quando eu tinha carro, estava sempre tensa. Desta forma sou muito mais feliz", afirma Heidrun Walter, profissional de mídia e mãe de dois filhos, enquanto caminha pelas ruas cercadas de verde, onde o ruído das bicicletas e a conversa das crianças que passeiam abafam o barulho ocasional de um motor distante."
Ainda, com base na notícia, o próprio EUA está promovendo iniciativas como da cidade alemã, através da Agência de Proteção Ambiental, senão vejamos:
"Nos Estados Unidos, a Agência de Proteção Ambiental está promovendo as 'comunidades com número reduzido de carros', e os legisladores estão começando a agir, apesar de que com cautela. Muitos especialistas acreditam que o transporte público que atende aos subúrbios desempenhará um papel bem maior em uma nova lei federal de transporte aprovada neste ano, afirma Goldberg. Nas legislações anteriores, 80% das apropriações destinavam-se, por lei, a auto-estradas, e apenas 20% a outras formas de transporte."
É certo que pensar em automóvel ZERO é uma utopia, pois é um transporte necessário. Mas acreditamos que a utilização consciente dele deve ser objetivo da própria sociedade, pois é absurdo pensar que pessoas utilizem o carro para comprar água ou fazer pequenas compras em uma distância de 2km entre suas residência e o estabelecimento empresarial.
Portanto, a idéia de VAUBAN serve para comerçamos a criar alternativas para a utilização consciente dos automóveis e o maior respeito aos ciclistas que escolhem este meio de trasnporte para trabalhar e praticar esporte.
Respire aventura!!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário